Notícias

Eaton Valinhos (SP) celebra primeira formatura e integração de colaboradores

  • A+ A-
  • PDF
  • Print option in slimbox / lytebox? (info)

A unidade de Valinhos (85 km de SP) da Eaton realizou, no último dia 7 de abril, a formatura de sua primeira turma. Passado um ano de contato com o projeto social, coordenadores, educadores voluntários e alunos comemoram os resultados obtidos com o Formare.

 

A analista de RH e coordenadora do projeto Milena Alves Kuroda, 33, destaca o comprometimento coletivo derivado da adesão ao programa. “A integração de colaboradores de áreas distintas é muito forte, independentemente de cargo e função ocupados. Antes, as possibilidades de trabalhos em conjunto eram poucas”, analisa.


Ela também pontua o amadurecimento da empresa e o legado transmitido após este um ano de parceria: “Tínhamos algumas ações voluntárias, mas pontuais. Com o Formare, este perfil de responsabilidade social fica presente o ano todo. As pessoas olham e veem o seu desenvolvimento”.

 

Divulgação

 

A possibilidade de contribuir para esta herança permanente tem despertado grande interesse entre os colaboradores da Eaton: hoje, cerca de 65 funcionários atuam como educadores. Um deles é o ferramenteiro Rogers Eduardo Vieira Villela, 37, que, em seu primeiro ano à frente de uma sala de aula, foi eleito o paraninfo da turma. “Acho que devo levar jeito para as aulas”, brinca ele, que nutre o desejo por lecionar desde o ginásio e, no futuro, pensa em levar sua bagagem técnica para cursos profissionalizantes.


Assim como Milena, Villela também destaca a integração como um dos pontos fortes do Formare: “Sou do chão de fábrica e, por isso, não era muito conhecido. Agora, quando passo na produção, as pessoas vêm até mim de forma diferente, me cumprimentam e querem saber como é ser voluntário”, revela.


Educador em formação – Além do conhecimento transferido aos 20 jovens contemplados pelo programa, as empresas parceiras são unânimes em reconhecer os ganhos estendidos aos voluntários. “Eles melhoram a postura em público, desenvolvem a liderança, sobretudo por lidar com jovens adolescentes, e a questão da comunicação”, enumera Milena.  


Os educadores, por seu lado, não raro se surpreendem com o próprio poder transformador. “No começo, o olhar deles assustava. Tinha um aluno que só sentava no fundo da classe e era todo relaxado. Então comecei a propor atividades em grupo e o incentivei a se apresentar para a classe. No fim do curso, ele estava sentando na primeira fileira”, conta ele, que dá aulas de ajustagem mecânica.


Divulgação

 

A evolução natural destes jovens ao longo do curso se reflete em uma formação inicial sólida, que os coloca em condições bastante vantajosas na disputa por um posto de trabalho: segundo a coordenadora Milena, da turma de formandos, uma jovem acaba de ser contratada pela Eaton, oito participam de um processo seletivo interno e outros cinco foram admitidos por empresas da região.

 

A gratidão dos alunos por tantas lições apreendidas foi sentida no discurso oficial da formatura (leia a carta aqui).

Participaram também da cerimônia Luís Ronaldo Scarfon, diretor-geral da unidade de Valinhos da Eaton; Celina Silva, gerente de RH, a paraninfa Dulcineia Simão; Zeno Ruedell, secretário da Educação de Valinhos, e o vice-prefeito da cidade, Moysés Antonio Moysés. Cris Meinberg representou a Fundação Iochpe.

 

Mais informações sobre a Eaton em www.eaton.com.br (por Edson Lovatto, da Fundação Iochpe).

 

::VEJA FOTOS DA FORMATURA

1101123456789

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

  • A+ A-
  • PDF
  • Print option in slimbox / lytebox? (info)
Joomla SEO by AceSEF