Notícias

Escola Formare Instituto 3M é inaugurada em Sumaré (SP)

  • A+ A-
  • PDF
  • Print option in slimbox / lytebox? (info)

Com a presença de autoridades locais, dirigentes, coordenadores, educadores voluntários, alunos e seus familiares, foi inaugurada nessa sexta-feira (5) a Escola Formare do Instituto 3M, braço social da fabricante de artigos para escritório, em Sumaré (118 km de SP).


Isabel Gomes, diretora jurídica e presidente do Conselho Administrativo do instituto, aproveitou a oportunidade para transmitir uma mensagem de incentivo aos jovens, baseada em sua trajetória pessoal de crescimento.

 

Divulgação

 

“Há alguns anos, era eu que estava na posição de vocês e fiz um curso de formação técnica. Hoje tenho uma história de sucesso na companhia. Esta será, certamente, uma oportunidade única e os parabenizo pela vontade de querer seguir adiante com os estudos”, disse ela, prometendo empenho para ampliar o número de Escolas Formare na região.

Em seu discurso logo a seguir, Marcelo Tambascia, presidente do Instituto 3M, disse que o projeto da Fundação Iochpe completa a terceira frente [educação] de ações de inovação social da empresa --as outras seriam ligadas à saúde e meio-ambiente. Ele também já reconhece o clima de transformação sentido por todos.

 

“O ‘namoro’ com o Formare começou há dois anos, quando fui convidado a participar de uma formatura da [Escola Instituto Robert] Bosch. Hoje posso ver dois grupos: um muito feliz, que é o dos alunos, e outro mais feliz ainda --o dos educadores que se candidataram para as aulas”, comentou.

O papel do Projeto Formare de caminhar ao lado da rede de ensino formal foi mencionado pelo prof. J.J. Haddad Araujo, secretário municipal de Educação de Sumaré: “A prefeitura investe no ensino básico e cabe ao Estado a responsabilidade pelo ensino médio, que tem fechado turmas noturnas e deixado de incentivar a iniciativa privada na formação destes jovens. É muito importante, portanto, que o poder público possa contar com parcerias. Por isto quero agradecer por esta iniciativa, que trabalha para que os jovens possam ter um futuro melhor”.

Apoio irrestrito - O respaldo da alta gestão das empresas na aprovação e condução de projetos de responsabilidade social como o Formare costumam garantir a eles vida longa e de muito sucesso. É o que a 3M já sente na prática, segundo a coordenadora Giovana Camargo Pereira.

“A direção está muito comprometida e entusiasmada. Temos diretores interessados em dar aulas e, no total, já contamos com 70 educadores voluntários”, diz. “Qualquer conhecimento que você possa agregar na vida destes jovens fará diferença no futuro”, completa.

E este conhecimento, por sua vez, permite aos alunos um leque de oportunidades talvez único. Matias Elias, responsável pela disciplina de reparação automotiva, explica que o curso na 3M irá preparar os jovens para diversas frentes de atuação.

 “Eles irão dominar vários mercados. Poderão, por exemplo, trabalhar em lojas, distribuidoras de produtos automotivos, centros de embelezamento de carros e em oficinas de funilaria e pintura”, explica Elias. “Além disso, aqui eles vão aprender valores e conceitos muito importantes no mercado de trabalho --como preparar um currículo, se comportar em uma entrevista de emprego e dentro do ambiente de uma grande empresa” (por Edson Lovatto, enviado a Sumaré).

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

  • A+ A-
  • PDF
  • Print option in slimbox / lytebox? (info)
Joomla SEO by AceSEF