Notícias

Fundação Iochpe visita Centro de Educação Ambiental do Instituto Estre em Paulínia (SP)

  • A+ A-
  • PDF
  • Print option in slimbox / lytebox? (info)

Centro de Educação Ambiental em Paulínia

 

Parceiro do Programa Formare há sete anos, o Instituto Estre presta um importante trabalho à sociedade conscientizando o grande público da importância de pensarmos nos resíduos que produzimos com o nosso consumo diário e qual é o nosso papel cidadão dentro desse contexto, já que o volume de lixo é assustador e precisa ser alocado em algum lugar sem que contamine a natureza de forma prejudicial.

 

O Estre trabalha com a educação como base fundamental para levar o tema a escolas, governo, empresas, comunidades, cooperativas, universidades e outros públicos estratégicos. Com a Fundação Iochpe, as unidades Formare podem marcar com o Estre um ciclo completo sobre a Educação Ambiental que consiste em: visita especializada na unidade Formare para abrir o tema e criar diálogo entre os alunos, introduzir a pauta e gerar curiosidade por parte dos jovens; um segundo momento é a visita ao aterro sanitário, assim os jovens veem de perto o ciclo do lixo e todas as suas implicações; e a terceira atividade consiste em debaterem o que foi aprendido e aguçar o olhar crítico nos ambientes que convivem para poderem propor alternativas que beneficiem o meio ambiente e, desta forma, possam colocar em prática seu papel cidadão.

 

À convite do Instituto Estre, estivemos essa semana no Centro de  Educação Ambiental de Paulínia (SP) e vimos o que acontece com o nosso lixo quando é levado à um lixão sem preparo para transformar os resíduos em água de reuso ou gás capaz de gerar energia elétrica.“ Pensar nos números é impactante. São 5 mil toneladas de resíduos despejados apenas em Paulínia, imagina em uma cidade como São Paulo? É importante para o jovem Formare esse momento, uma oportunidade de conhecer e ser um multiplicador sobre a importância de cuidar do nosso lixo, fazer coleta seletiva, poder criar com as sucatas e pensar em novas formas de aproveitar todo esse descarte. Ficamos felizes com a parceira, o Instituto Estre realiza um ótimo trabalho”, comenta Maria Fernanda Pugliesi, representante da Fundação Iochpe na visita. 

 

Maquete pedagógica sobre o aterro sanitário e o ciclo do lixo

 

(da Fundação Iochpe)

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

  • A+ A-
  • PDF
  • Print option in slimbox / lytebox? (info)
Joomla SEO by AceSEF