Institucional

Proposta pedagógica

  • A+ A-
  • Print option in slimbox / lytebox? (info)

O Formare é um programa de Educação Profissional que desenvolve, por meio da ação voluntária de colaboradores de empresas de médio e grande porte, a potencialidade de jovens de famílias em situação de vulnerabilidade social.

 

Divulgação

 

O Formare possui quatro focos:


•    Atenção ao educando, de forma a promover seu desenvolvimento como profissional e cidadão integrado ao meio em que vive;
•    Atenção ao educador, identificado junto ao corpo funcional da empresa mantenedora, que, ao trabalhar como voluntário, se desenvolve profissionalmente e exerce sua cidadania;
•    Atenção ao espaço físico, que deve ser preparado de modo a possibilitar a integração do fazer e do pensar nas atividades previstas no planejamento curricular;
•    Atenção com a inserção dos alunos formados no mercado de trabalho, com acompanhamento e orientação no período inicial.

 

Objetivos


•    Desenvolver a potencialidade de jovens de famílias em situação de vulnerabilidade social, possibilitando sua inserção no mundo do trabalho;
•    Garantir a permanência de seus egressos no mundo do trabalho e, conseqüentemente, crescimento profissional e social;

•    Possibilitar que a empresa desenvolva um trabalho social de qualidade junto à comunidade, gerando valor agregado à marca;

•    Institucionalizar na empresa as práticas de responsabilidade social, por meio da formação de educadores voluntários;

•    Possibilitar à empresa o retorno do seu investimento social (SROI) por meio de redução de custos de recrutamento e seleção, resultados de treinamento e desenvolvimento, integração entre as equipes e melhoria do clima organizacional.

 

Procedimentos


O Formare está planejado e construído para ser desenvolvido dentro de uma empresa, entendendo-a como um grande ambiente de aprendizagem profissional.

 

A cultura organizacional, um conjunto de comportamentos, crenças e valores próprios, pode ser transmitida pela convivência cotidiana com os profissionais da empresa. Neste processo, os educadores voluntários tornam-se facilitadores das situações de aprendizagem que se desenvolvem neste rico contexto.

 

Amplo suporte


Formada por professores universitários com títulos de mestres e doutores e técnicos em educação, a equipe da Fundação Iochpe fornece apoio pedagógico e administrativo para o funcionamento de todas as Unidades Formare e acompanha cada etapa do ano letivo por meio de ferramentas de gestão on-line. O apoio pedagógico é feito de forma presencial e virtual.

Periodicamente são oferecidas formações presenciais para coordenadores e educadores voluntários e cursos de educação a distância (visite nossa EADhttp://formare.org.br/moodle/), bem como mecanismos de apoio virtual que visam à formação contínua dos coordenadores e educadores.

 

Cada Unidade Formare recebe um conjunto de materiais para apoio pedagógico:

 

1. Cadernos - apoio ao docente.

 

 

Divulgação

 

2. Planos de Curso - define o currículo de cada curso, perfil profissional, matriz curricular, conteúdos, ect.

 

3. Planos de Ensino - fornece orientação ao Educador de como desenvolver as unidades curriculares previstas no Plano de Curso.

 

4. Guia do Aluno Formare - possibilita aos alunos acompanhar e aprofundar as atividades de aprendizagem incluídas no Plano de Ensino.



Estrutura Curricular


Todos os cursos Formare têm estrutura curricular comum.


1o. Base Instrumental: conjunto de disciplinas que desenvolvem competências báscias para  trabalho e exercício da cidade.

 

2o. Base Tecnológica: desenvolve competências necessárias ao exercício de uma profissão específica.

 

3o. Base Integradora: integra o currículo possibilitando o exercício de todas as competências em desenvolvimento ao mesmo tempo.

 

 

 

 

 

 

  • A+ A-
  • Print option in slimbox / lytebox? (info)
Joomla SEO by AceSEF